segunda-feira, 7 de maio de 2007

Basquetebol: Terreno de Jogo

Dimensões:

O basquetebol é jogado numa superfície rectangular, coberta ou ao ar livre, cujas medidas são 28 metros de comprimento por 15 metros de largura (medidas obtidas do bordo interior das linhas limites). Se o campo for coberto, a altura mínima do tecto deverá ser de 7 metros.
A superfície dura do campo costuma ser de madeira, cimento, etc., tendo em conta que as linhas limites laterais e finais devem ter todos os seus pontos a pelo menos 2 metros dos espectadores ou outro qualquer obstáculo.

As linhas que limitam o campo:

Devem estar bem definidas, de modo que não existe nenhuma dificuldade para as ver, estando proibida a existência de qualquer obstáculo a uma distância menor de 2 metros. Os espectadores devem-se encontrar a uma distância mínima de 2 metros em relação a qualquer linha limite. As linhas que determinam o comprimento do terreno denominam-se laterais e as que delimitam a largura, finais. Qualquer linha do terreno de jogo possui uma largura de 5cm.

Linhas de sinalização:

1. Círculo central. Situa-se no centro do campo e tem um diâmetro de 3.6 metros, medido entre os limites exteriores da circunferência.

2. A linha central. É a que divide o campo em duas partes iguais. Esta linha central é paralela às linhas finais e estende-se de uma linha lateral até à outra prolongando-se 15cm por fora delas.

3. As linhas de lance livre. Também são paralelas às linhas finais e devem ter o seu bordo exterior a 5.80 metros do bordo interior da linha final. Mede 3.60 metros de comprimento e o seu ponto central está situado na junção dos pontos médios das duas linhas finais. Encontra-se a uma distância de 4.60metros da vertical da tabela.
Os espaços que devem ocupar os jogadores ao longo das áreas de lance livre marcam-se da seguinte forma:
A primeira linha deve ser marcada a 1.75m do bordo interior da linha final medido ao longo da linha que limita a área restritiva.
O primeiro espaço terá 85cm de largura e termina no início da zona neutra.
A zona neutra será de 40 cm de largura e marcada a cheio com a mesma cor das outras linhas.
O segundo espaço adjacente à zona neutra tem também 85cm de largura.
O terceiro espaço adjacente do segundo tem a mesma largura, ou seja 85cm.
Todas as linhas utilizadas na marcação destes espaços terão 10cm de comprimento, e serão perpendiculares à parte exterior das linhas que indicam os espaços das áreas de lance livre.

4. As linhas da área restritiva. São as que delimitam a zona na que o jogador atacante não pode permanecer mais que três segundos seguidos. São duas linhas que vão desde o extremo da área de lance livre até à linha final, a três metros do ponto central e que, juntamente com a linha final formam a área restritiva.

5. As linhas de três pontos delimitam as áreas do cesto de campo de três pontos. A área do cesto de campo de três pontos duma equipa será a área total do pavimento do campo de jogo, excepto a área limitada pelo cesto do adversário e inclui:
Duas linhas paralelas que se prolongam da linha final, distantes 6.25m do ponto no solo directamente na perpendicular do centro do cesto adversário. A distância deste ponto do bordo interior do ponto médio da linha final é de 1.575m.
e um semicírculo de 6.25m de raio, medido do bordo exterior e com o centro no mesmo ponto descrito acima, que intercepta as linhas paralelas.

Proposta de: Ana Sofia Pinhel, 12ºB

Sem comentários: