domingo, 29 de Abril de 2007

Atletismo: História

História do Atletismo

O atletismo é uma modalidade desportiva cujas origens remontam à antiguidade grega e aos primeiros Jogos Olímpicos, realizados no ano de 776 a. C. Por isso, pode dizer-se que é a forma mais antiga de organização desportiva. Na era moderna dos Jogos (iniciada em 1896), o atletismo marcou a sua presença, tornando-se um desporto fundamental na realização deste evento. Desporto tradicionalmente amador, é encarado como o modelo do próprio ideal olímpico. O atletismo, no entanto, vem-se transformando num fenómeno altamente profissionalizado, traduzindo-se em receitas significativas para atletas, clubes e patrocinadores.
Entre 1880 e 1920 formaram-se associações de atletismo um pouco por todo o mundo. A Federação Internacional de Atletismo Amador foi fundada em 1912 e é a entidade responsável pelas competições internacionais. O primeiro campeonato oficial de atletismo a nível mundial só viria a ser institucionalizado em 1983.
Esta modalidade desportiva consiste numa variedade de desportos competitivos de corrida, marcha, saltos e lançamentos. As provas de corrida e de marcha realizam-se em pista, em estrada, ou em corta-mato.
As provas de corrida disputadas no âmbito dos Jogos Olímpicos dividem-se em três grupos: provas de velocidade, das quais fazem parte as distâncias de 100, 200 e 400 m, e estafetas; e as provas de meio-fundo e fundo, compreendendo os 800, os 1500, os 5000 e os 10 000 m, os 3000 m obstáculos, a meia-maratona e a maratona, uma longa corrida realizada em estádio e estrada. As corridas com barreiras efectuam-se em 110, 200 e 400 m para homens, e 100 e 400 m para senhoras.
As provas de saltos incluem o salto em altura, o salto em comprimento, o triplo salto e o salto à vara. Os lançamentos dividem-se em lançamento do dardo, do disco, do martelo e do peso. Existe ainda o decatlo, especialidade que abarca um conjunto de dez modalidades atléticas, compreendendo provas de corrida, lançamento e salto.

Proposta de: Fátima Fernandes, 11ºA

Sem comentários: